Rex Allen
Filmografia de Rex Allen
Rex Allen (1920 - 1999) - O Vaqueiro Do Arizona

Quando Rex Allen montou seu cavalo Koko no por do sol no fim de um filme chamado "The Phantom Stallion" (O Garanhão Phantom) em 1954, estava marcado o fim dos vaqueiros cantandores em filmes de westerns.

Roy Rogers, cujos passos Allen seguiu na Republic Pictures, tinha passado para a televisão.

Rex foi o último cowboy a cantar em filmes. O primeiro de seus 19 filmes na Republic, foi o The Arizona Cowboy (O Vaqueiro do Arizona) que só foi liberado em 1950. Durante uma entrevista em um festival de filmes em 1988 em Knoxville, Tennessee, admitiu que este primeiro trabalho não era um de seus favorito.

Rex Elvie Allen nasceu em 31 de dezembro de 1920, em Willcox, Arizona. Cresceu em um rancho onde a vida não era fácil. Perdeu um irmão mais novo mordido por uma cascavel e outro de febre. O Rotary Club local levantou dinheiro para o seu tratamento médico quando sofreu um deslocamento da retina. Um professor o incentivou a cantar.

"Meu pai era um violinista. Ele tocava em todos os bailes e locais para dançar e eu aprendi a tocar violão quando ele tocava e não tinha ninguém para acompanha-lo. Eu cantei em todos os coros de igreja e clubes e na escola," ele disse. "Basicamente, tudo o que eu quis sempre foi tentar ser um cantor e levar uma vida como tal. E então, entrou na rádio e no campo da gravação, e teve algumas boas atuações. Roy Rogers estava começando a deixar a Republic para entrar na televisão, e estavam procurando um outro cantor de chapéu branco. Foi assim que eu comecei a colocar o meu pé na porta."

Ele tinha se deslocado para Phoenix no Arizona, depois do Curso Secundário, para trabalhar como acompanhante de um seu pai, quando ele tinha começado na Estação de Rádio KOY.

Em meados de 1940, ele foi para a Rádio WLS em Chicago. Ai ele estrelou o seu próprio programa, que mais tarde transformou-se no The Rex Allen Show, que se deslocou para a Califórnia quando assinou com Republic Pictures. O radio show continuou na CBS de 1950 a 1952.

Em seu primeiro filme Rex rodou com um cavalo sem nome que se assemelhava em aparência e cor com o de Gene Autry, chamado "Campeão". Em todos os outros filmes ele montou Koko com seu pêlo marrom escuro, que parecia preto nos filmes feitos em preto e branco, e que foi pintado de azul e preto nas suas histórias em quadrinhos. Rex era chamado de "O Cowboy do Arizona" e Koko como "O Cavalo Milagroso do Cinema". "Eu comprei-o quando o vi pela primeira vez," disse Rex. "E um grande trinador chamado Glen Randall o adestrou para mim. Glen também treinou Trigger e muitos outros cavalos famosos do cinema." Os fãns dos filmes B consideravam Koko como o mais bonito cavalo dos westerns.

"Eu não gostaria de ser uma cópia de Roy Rogers ou de Gene Autry, como também de Hoppy. Então eu me propuz ser olhado em cima de um cavalo que ninguém poderia ter um igual.

Texto traduzido por: Moacyr Mallemont

Rex Allen & Coco
© 2002 NostalgiaBR - Geraldo de Azevedo