AS MIL E UMA NOITES
AS1001 Noites

A dançarina Sherazade sonha em se tornar a esposa do califa Haroun. Ingênua, ela conta seu desejo ao irmão do califa, Kamar, que logo depois realiza um golpe de estado e assume o poder. Haroun fica ferido e acaba sendo cuidado por Sherazade. Os dois se apaixonam. Mas ela é capturada por Kamar e vendida como escrava. Agora o califa Haroun precisa encontrar Sherazade e criar um plano para recuperar o poder.
Neste incrível épico das Arábias, os personagens das histórias que há encantaram leitores no mundo todo ganham vida com toda a sua paixão e glória através da história de irmãos que lutam entre si pelo poder político e pelo amor de Sherazade - interpretada pela encantadora e carismática Maria montez.

Contando com um elenco memorável, cenários suntuosos e figurinos exóticos, "As Mil e Uma Noites" é um clássico imperdível que já encantou platéias de todas as idades no mundo todo!
Foi indicado a quatro prêmios da Academia , Melhor Trilha Sonora, Melhor Fotografia, Melhor Som e Melhor Direção de Arte (Alexander Golitzen, Jack Otterson , Russell A. Gausman e Ira S. Webb.) Baseado no sucesso de Arabian Nights, a Universal fez mais três filmes na década de 1940 provenientes destas histórias: em 1944, o estúdio lançou Ali Baba e os Quarenta Ladrões, também estrelado por Jon Hall e Maria Montez, desta vez sob a direção de Arthur Lubin, em 1947, a Universal fez "Song of Scheherazade", dirigido por Walter Reisch e estrelado por Yvonne De Carlo e Turhan Bey, e em 1950, filmado no estúdio The Desert Hawk, dirigido por Frederick de Cordova e estrelado por Yvonne De Carlo e Richard Greene.

Mais uma vez em 1953, com a chave de Ouro, estrelado por Rock Hudson e Piper Lauire, e dirigido por Nathan Juran. Entre os outros inúmeros filmes baseados ou inspirados pela Arabian Nights histórias são: a liberação de Columbia 1945 Um Mil e Uma Noites, dirigido por Alfred E. Green e estrelado por Evelyn Keyes e Phil Silvers, o cartoon 1959 1001 Arabian Nights, dirigido por Jack Kinney e com a voz de Jim Backus como "Mr. Magoo", e de 1974 a produção franco-italiana da Arábia Noites, dirigido por Pier Pablo Pasolini e estrelado por Ninetto Davoli e Merli Franco.

 

ELENCO

 

Sabu ...
Jon Hall ...
Maria Montez ...
Leif Erickson ...
Billy Gilbert ...
Edgar Barrier ...
Richard Lane ...
Turhan Bey ...
John Qualen ...
Shemp Howard ...
William 'Wee Willie' Davis ...
Thomas Gomez ...
Jeni Le Gon ...
Robert Greig ...
Charles Coleman...

 

Ali Ben Ali
Haroun-Al-Raschid
Scheherazade
Kamar
Ahmad
Nadan
Corporal
Captain of the Guard
Aladdin
Sinbad
Valda
Hakim
Dresser/Dancer's Maid
Eunuch
Eunuch


FICHA TÉCNICA

Universal Pictures, 1942.
Direção: John Rawlins
Câmara.: W. Howard
Milton Krasner
William Greene.

AS 1001 Noites
AS 1001 Noites
AS 1001 Noites
© 2002 NostalgiaBR - Geraldo de Azevedo