...E O VENTO LEVOU

...E o Vento Levou (Gone With the Wind, 1939) não é a maior obra-prima do cinema americano, mas é, indiscutivelmente, o filme mais popular produzido em Hollywood em todos os tempos. Passados mais de 60 anos, a história de sua realização é ainda lembrada. Pelos excessos, pelo academicismo e pela capacidade de galvanizar sucessivas gerações de espectadores. Pode-se até dizer que o ...E o Vento Levou representa o melhor e o pior do cinema: o espetáculo travestido de arte, a grandiloqüência de um sistema de produção, o anonimato como autoria...

Tudo isso e muito mais. Porém, a despeito do glamour do cinema da época, ...E o Vento Levou tornou-se um patrimônio de valor inestimável. Mais do que uma obra cinematográfica, o filme ganhou estatura de animal mitológico. Seus diálogos são daqueles lembrados na ponta da língua. E a música de Max Steiner é sempre reconhecida nos primeiros acordes. Por trás de tudo, o sonho inquebrantável de um dos maiores fabricantes de sonhos de Hollywood: David O. Selznick. Ou melhor, o gênio do sistema da época de ouro do cinema americano.

Foi sob a autoridade deste homem que foi possível a transposição para às telas do romance de Margaret Mitchell. Na sua realização, Selznick despediu e contratou roteiristas e diretores ao seu bel prazer. Scott Fitzgerald e Ben Hecht escreveram trechos do filme, mas o único a assinar foi Sidney Howard. Victor Fleming ganhou o crédito de diretor, mas George Cukor, Sam Wood e o diretor de arte William Cameron Menzies responsabilizaram-se por muitas seqüências.

No entanto, apesar de todo esse entra e sai, de vira e mexe da produção, não se pode dizer que falta coerência ao ...E o Vento Levou. Muito pelo contrário. Desde a concepção pictórica - amparada num fantástico uso do Technicolor pelos fotógrafos Ernest Haller e Ray Rennahan - às interpretações do elenco coadjuvante, o filme é de um primor absoluto. Mas, o que faz a sua grandeza é, principalmente, a maneira como um passado do país é representado e a cativante dupla de protagonistas, interpretados por Clark Gable e Vivien Leigh.
Leigh, que venceu uma batalha entre muitas atrizes para ficar com o papel, faz uma Scarlett O'Hara magnífica. E nem é temerário afirmar: Scarlett O'Hara é uma das mais cativantes personagens femininas da história do cinema. Mimada, manipuladora e instável, ela é o que se pode chamar de uma mulher complexa.

Gable, que faz o aventureiro Rhett Butler, foi uma escolha natural de Selznick. Ele empresta humor e muita testosterona ao seu papel. Mesmo com essa sedução extremada, não dá para fechar os olhos diante de um filme que é também um monumento ao racismo e ao machismo. A Academia assinou em baixo dando a ...E o Vento Levou nada menos que 10 Oscars (entre eles filme, direção, roteiro, fotografia, montagem, atriz, atriz coadjuvante e direção de arte).

Mesmo que a transferência não seja magnífica em todos os seus detalhes, este DVD leva a vantagem de ter saído de um master original que teve suas gloriosas cores em Technicolor recentemente remasterizadas digitalmente. O master é o mesmo que a New Line usou para relançar o filme em 1998. A trilha sonora também foi remixada para Dolby Digital (mas, para os mais saudosos, o original mono também está disponível no disco). Outro ponto importante é que o aspecto ratio também é o mesmo da estréia (1:33) e não o widescreen que rodou nos cinemas durante muitas reapresentações (inclusive em 70mm).
Fonte: Internet

     
EUA/1939
Direção: Victor Fleming

Elenco:

Clark Gable...
Vivien Leigh...
Leslie Howard...
Olivia de Havilland...
Hattie McDaniel...
Thomas Mitchell...
Barbara O'Neil...
Evelyn Keyes...
Ann Rutherford...
George Reeves...
Fred Crane...
Oscar Polk...
Butterfly McQueen...
Victor Jory...
Everett Brown...

transp.gif (45 bytes)Rhett Butler
transp.gif (45 bytes)Scarlett O'Hara
transp.gif (45 bytes)Ashley Wilkes
transp.gif (45 bytes)Melanie H.Wilkes
transp.gif (45 bytes)Mammy
transp.gif (45 bytes)Gerald O'Hara
transp.gif (45 bytes)Ellen O'Hara
transp.gif (45 bytes)Suellen O'Hara
transp.gif (45 bytes)Carreen O'Hara
transp.gif (45 bytes)Stuart Tarleton
transp.gif (45 bytes)Brent Tarleton
transp.gif (45 bytes)Pork
transp.gif (45 bytes)Prissy
transp.gif (45 bytes)Jonas Wilkerson
transp.gif (45 bytes)Big Sam
Vivien Leigh
Clark Gable
...E o Vento Levou
...E o Vento Levou
...E o Vento Levou
...E o Vento Levou
...E o Vento Levou
...E o Vento Levou
...E o Vento Levou
...E o Vento Levou
 
© 2002 NostalgiaBR - Geraldo de Azevedo